Projeto: “Férias”
Prof.º: Kelly Brum
Turma: Maternal II
Tema: Recreação
Período: Janeiro e Fevereiro
Justificativa:
Este
projeto foi criado com o intuito de trazer dias alegres, divertidos e
diferentes nos meses de férias.
Objetivos:
- Cantar e fazer gestos
- Conhecer noções de direção, em cima,
embaixo, do lado, etc., com músicas que citem os mesmos.
- Aprimorar o relacionamento entre a
turma.
- Ouvir histórias.
- Estimular a criatividade.
- Trabalhar a motricidade fina e ampla.
- Desenvolver a coordenação motora.
- Trabalhar a dissociação segmentar
- Trabalhar com os jogos cooperativos.
- Arremessar, lançar e correr.
- Desenvolver noções de espaço e
lateralidade.
- Pular.
- Desviar obstáculos.
- Pintar com tintas.
- Contar histórias.
- Brincadeiras e danças com músicas.
- Desenvolver a noção de espaço e
convivência.
Metodologia:
- Hora do conto.
- Artes livres
- Culinária
- Educação física
- Danças
- Gestos
- Brincadeiras
- Banho de mangueira e piscina
- Passeios diversificados
Recursos:
- M.U. C
- Jornais
- Som.
- Cordas
- Giz de quadro
- Tintas
- CDs diversos de músicas infantis
- Olhas de sabão
- Espuminha
- Banho de mangueira e piscina
Atividades:
- Rodas cantadas.
- Brincadeiras dirigidas.
- Pintura livre com uso de tintas
- Brincadeiras e danças com músicas
- Brincadeiras com espuminha e bolhas de
sabão
- Pic nic’s ao ar livre
- Rodas de histórias
- Roda de melancia ao ar livre
- Banho de piscina e mangueira
- Jogos em sala
- Brincadeiras livres no pátio
- Culinárias simples como bolo e
gelatinas.
- Passeios.
- Brincadeiras na piscina de bolinhas
como encontrar a cor que a professora mencionar, dizer um alimento e a
turma encontra a cor, etc.
- Ida a biblioteca e a turma manuseia os
livros que tem interesse.
- O brinquedo trazido de casa é livre
todos os dias.
- Brincadeiras:
- Amarelinha;
- Encontrando seu tênis;
- Pega-pega;
- Esconde- esconde;
- mamãe posso ir?;
- Fita;
- Circuitos;
- Serpente;
- Ovo Podre;
- Pato-ganso;
- Dança das cadeiras;
- Rolando no tapete;
- Rastejando no colchonete;
- “Andando de quatro” com almofadas;
- Escalando rampas de madeira;
- Passando pelo túnel:
- Descendo pelo escorregador;
- Empurrando caixas e objetos;
- Deslizando sobre um cobertor.
- Saltando;
- Pendurando-se na barra;
- Virando cambalhotas, entre outras.
- Rodas de conversa sobre os cuidados
com o verão, sol, protetor, banhos, etc.
- Pinturas coletivas com uso de tintas.
- Trazer para a escola um objeto de um
passeio (será devolvido), uma pedrinha, uma concha, um enfeite, uma
camiseta, etc... e/ou uma foto com a descrição do mesmo em anexo, para
trocar experiências entre os colegas.
- Brincadeiras com água com uso de
baldinhos e panelinhas.
- Festival de bexigas com água.
- “Banho” nas bonecas e carrinhos
trazidos de casa.
- Pic nic’s.
- Cineminha com pipoca
- Festival de sorvete
- Dia do acampamento com barracas e
cabaninhas de lençóis.
- Desfile de sunga e biquíni.
- Baú de fantasias.
- Brincadeiras com barquinhos de papel.
Iniciar atividades com dobraduras com a turma.
- Dia das motocas, bicicletas, etc.
- Dia da terra: Trazer objetos para brincar na terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário