segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Projeto Férias...


      Projeto: “Férias”

Prof.º: Kelly Brum
Turma: Maternal II
Tema: Recreação
Período: Janeiro e Fevereiro

Justificativa:

Este projeto foi criado com o intuito de trazer dias alegres, divertidos e diferentes nos meses de férias.
        
Objetivos:

  • Cantar e fazer gestos
  • Conhecer noções de direção, em cima, embaixo, do lado, etc., com músicas que citem os mesmos.
  • Aprimorar o relacionamento entre a turma.
  •  Ouvir histórias.
  • Estimular a criatividade.
  • Trabalhar a motricidade fina e ampla.
  • Desenvolver a coordenação motora.
  • Trabalhar a dissociação segmentar
  • Trabalhar com os jogos cooperativos.
  • Arremessar, lançar e correr.
  • Desenvolver noções de espaço e lateralidade.
  • Pular.
  • Desviar obstáculos.
  • Pintar com tintas.
  • Contar histórias.
  • Brincadeiras e danças com músicas.
  • Desenvolver a noção de espaço e convivência.


Metodologia:

  • Hora do conto.
  • Artes livres
  • Culinária
  • Educação física
  • Danças
  • Gestos
  • Brincadeiras
  • Banho de mangueira e piscina
  • Passeios diversificados

Recursos:

  • M.U. C
  • Jornais
  • Som.
  • Cordas
  • Giz de quadro
  • Tintas
  • CDs diversos de músicas infantis
  • Olhas de sabão
  • Espuminha
  • Banho de mangueira e piscina


Atividades:

  • Rodas cantadas.
  • Brincadeiras dirigidas.
  • Pintura livre com uso de tintas
  • Brincadeiras e danças com músicas
  • Brincadeiras com espuminha e bolhas de sabão
  • Pic nic’s ao ar livre
  • Rodas de histórias
  • Roda de melancia ao ar livre
  • Banho de piscina e mangueira
  • Jogos em sala
  • Brincadeiras livres no pátio
  • Culinárias simples como bolo e gelatinas.
  • Passeios.
  • Brincadeiras na piscina de bolinhas como encontrar a cor que a professora mencionar, dizer um alimento e a turma encontra a cor, etc.
  • Ida a biblioteca e a turma manuseia os livros que tem interesse.
  • O brinquedo trazido de casa é livre todos os dias.
  • Brincadeiras:
  • Amarelinha;
  • Encontrando seu tênis;
  • Pega-pega;
  • Esconde- esconde;
  • mamãe posso ir?;
  • Fita;
  • Circuitos;
  • Serpente;
  • Ovo Podre;
  • Pato-ganso;
  • Dança das cadeiras;
  • Rolando no tapete;
  • Rastejando no colchonete;
  • “Andando de quatro” com almofadas;
  • Escalando rampas de madeira;
  • Passando pelo túnel:
  • Descendo pelo escorregador;
  • Empurrando caixas e objetos;
  • Deslizando sobre um cobertor.
  • Saltando;
  • Pendurando-se na barra;
  • Virando cambalhotas, entre outras.
  • Rodas de conversa sobre os cuidados com o verão, sol, protetor, banhos, etc.
  • Pinturas coletivas com uso de tintas.
  • Trazer para a escola um objeto de um passeio (será devolvido), uma pedrinha, uma concha, um enfeite, uma camiseta, etc... e/ou uma foto com a descrição do mesmo em anexo, para trocar experiências entre os colegas.
  • Brincadeiras com água com uso de baldinhos e panelinhas.
  • Festival de bexigas com água.
  • “Banho” nas bonecas e carrinhos trazidos de casa.
  • Pic nic’s.
  • Cineminha com pipoca
  • Festival de sorvete
  • Dia do acampamento com barracas e cabaninhas de lençóis.
  • Desfile de sunga e biquíni.
  • Baú de fantasias.
  • Brincadeiras com barquinhos de papel. Iniciar atividades com dobraduras com a turma.
  • Dia das motocas, bicicletas, etc.
  • Dia da terra: Trazer objetos para brincar na terra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário